LuMinAves

  • Español
  • Português de Portugal (pt-PT)
LuMinAves

LuMinAves

  • Iniciação
  • Objetivos
  • Sócios
  • Aves
  • + Informação
      • Ameaças
      • Educação ambiental

Proyecto marca LuMinAves

Poluição luminosa e conservação nos arquipélagos da Macaronésia: redução dos efeitos nocivos da luz artificial nas populações de aves marinhas.

Proyecto marca LuMinAves

LuMinAves contribuirá para melhorar a eficácia das atuais campanhas de salvamento de aves encandeadas em toda a Macaronésia aumentando as taxas de recuperação e libertação de aves resgatadas e melhorará o estado de conservação das suas populações.

O que é o LuMinAves?

O LuMinAves visa atualizar o conhecimento das populações de aves marinhas macaronésicas, mundialmente ameaçadas não só pela poluição luminosa como também pela predação de mamíferos invasores, a destruição e alteração de habitat, etc. Dada a especial relevância dessas populações e o problema da poluição luminosa que as afeta (desorientação de crias voadoras e a sua colisões com infra-estruturas), o projeto planeia a realização de uma importante campanha de conservação aumentando o número de exemplares resgatados mediante a melhoria da eficácia das campanhas com voluntários que já se realizam. O LuMinAves pretende desenvolver e implementar medidas preventivas que ajudem a reduzir estes incidentes e que por sua vez contribuam para a conservação das aves marinhas reduzindo a poluição luminosa, e ao mesmo tempo, aumenta a eficácia energética proporcionando um benefício ambiental e económico a longo prazo.

Porquê o LuMinAves?

Na Macaronésia nidificam 10 espécies de aves marinhas. Não há informação recente sobre as suas populações e é fundamental atualizá-las, pois várias destas espécies são as únicas populações da Europa, algumas ainda são endémicas destas ilhas e estão mundialmente ameaçadas. A informação sobre os efeitos nocivos da luz artificial sobre elas é escassa e se refere basicamente ao Cagarro(a), devido às campanhas de resgate que são organizadas pelos Governos Regionais e voluntários. É necessário melhorar essas campanhasde resgate e corrigir os excessos de iluminação artificial.

Onde intervém o LuMinAves?

O projeto engloba todas as ilhas de todos os arquipélagos macaronésicos de Canárias (Espanha), dos Açores e Madeira (Portugal). Contempla ações gerais (divulgação e de consciencialização, campanhas de resgate) em todas as ilhas dos três arquipélagos mas também contempla ações específicas (censos, anilhagem, medidas piloto de redução de poluição luminosa, etc.) em certas ilhas, como é o caso de Tenerife (Canárias), da ilha do Corvo (Açores) e na ilha da Madeira onde além disso está prevista a construção de um centro de recuperação de aves selvagens.

Sócios participantes no LuMinAves
A equipa de Coordenação da SEO/BirdLife nas Canárias, trabalhará directamente com as equipas de Coordenação dos restantes Beneficiários e Sócios. Terá de assegurar um bom desenvolvimento, qualidade, eficácia e alcance dos trabalhos previstos. Estará encarregue, junto da Direção de Gestão da SEO/BirdLife, de detetar possíveis desvios (técnicos e financeiros) respeitando a planificação inicial da proposta e atuar em conformidade as soluções correspondentes com os restantes coordenadores.
DIREÇÃO REGIONAL DOS ASSUNTOS DO MAR (DRAM)

Entidade governamental competente na gestão dos mares dos Açores, aumentando a sua utilidade, mantendo o seu esplandor e garantindo a sua qualidade ambiental.

Mais informação
Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM (IFCN-IP-RAM)

Promove a conservação da natureza, a gestão sustentável da bio e geodiversidade da paisagem, assim como dos recursos a ela associados.

Mais informação
SOCIEDAD ESPAÑOLA DE ORNITOLOGÍA (SEO/BirdLife)

Pioneira na conservação da natureza e da biodiversidade em Espanha, com o objetivo de conservar as aves selvagens e os seus habitats.

Mais informação
Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA Madeira y Azores)

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves é uma organização não-governamental de ambiente sem fins lucrativos que promove o estudo e a conservação das aves e dos seus habitats em Portugal.

Mais informação
Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (FRCT)

Coordena e gere os recursos financeiros disponíveis para a investigação científica e ao desenvolvimento tecnológico dos programas regionais, europeus internacionais.

Mais informação
Aves afetadas
Poderá continuar a ver a informação de cada uma das espécies afetadas pela poluição luminosa, com ilustrações por Juan Varela elaboradas para o projeto LuMinAves.
Frulho ou pintainho

FRULHO OU PINTAINHO

(Puffinus lherminieri)

 

Pequena e bastante desconhecida, o frulho é uma pequena ave marinha de ampla distribuição mundial. Na Macaronésia observa-se em águas canarinas, madeirenses e açorianas e onde se localizam pequenas populações reprodutoras muito ameaçada.

Mais informação
Painho-da-Madeira

PAINHO-DA-MADEIRA

(Hydrobates castro)

 

A população reprodutora europeia está restingida, em sua maioria, aos arquipélagos macaronésicos de Portugal e Espanha, embora uma pequena população reproduz-se nas ilhas portuguesas do arquipélado das Berlengas, perto do território continental. Em Espanha está presente nas ilhas canárias de Tenerife e Lanzarote.

Mais informação
Alma Negra

ALMA-NEGRA

(Bulweria bulwerii)

 

É uma pequena ave marinha de tom escuro, com tamanho e aspeto entre um painho e uma pardela. Distribuída pelos oceanos Pacíficos e Atlântico, tem colónias reprodutoras em ilhéus e pequenas ilhas. Devido a um escasso número de efetivos e as numerosas ameaças que sofre, se considera uma espécie muito ameaçada.

Mais informação
Calca Mar

calca-mar

(Pelagodroma marina)

 

Entre os painhos presentes em águas macaronésicas, o calca-mar é o único que pela sua coloração (com cara e partes ventrais brancas) e pela sua silhueta de voo (asas mais largas e arredondadas, patas que sobressaem notavelmente para além da cauda) peculiar, se distingue do resto dos seus congéneres e que permite uma fácil identificação.

Mais informação
Estapagado ou patagarro

Estapagado ou patagarro

(Puffinus puffinus)

 

Em Espanha só está presente como reprodutora em muitos escassos números, nas ilhas de Tenerife e La Palma. Nas águas portuguesas nidifica em todas as ilhas do arquipélago da Madeira, enquanto nos Açores está restrita às ilhas das Flores e do Corvo.

Mais informação
Cagarro ou cagarra

cagarro ou cagarra

(Calonectris borealis)

 

Com a sua grande envergadura, o cagarro é uma das nossas maiores aves marinhas. De hábitos pelágicos, recentemente englobava um conjunto 2 subespécies do Atlântico e do Mediterrâneo. Atualmente a subespécie foi elevada a espécie.

Embora ambas subespécies se encontrem ameaçadas, a que nidifica no Mediterráneo apresenta uma pior situação.

Mais informação
Alma de mestre

Alma de mestre

(Hydrobates pelagicus)

 

A alma-de-mestre é a mais pequena ave do grupos das aves marinhas presente em águas espanholas. É o único que se reproduz na península espanhola e Baleares. Devido a ser uma espécie muito sensível à predação de roedores e gatos, as colónias de reprodução existentes localizam-se em ilheús ou em costas rochosas de falésias inacessíveis livres da presença de roedores.

Mais informação

SOS Pardelas

 

 

 

 

 

 

 

Contacto:

Sociedad Española de Ornitología
Delegación Territorial de Canarias
Calle Heraclio Sánchez, nº 21, 1º planta, oficina 1. 38204 San Cristóbal de La Laguna. Tenerife - España Tlf: 922 252129, E-mail: canarias@seo.org

Participantes:

logo SEO logo spea

logo DRAM LOGO FRCT

Logo IFCN

Colaboradores:

logo corvo Logo EDA Electricidade logo iac 

gobierno de canarias logo cabildo tenerife logo cabildo fuerteventura

 

 

Con el apoyo de:

logo iac gohnic LOGO ATINA COLOR copia

NUESTRAS REDES:

TW  FAC

LuMinAves ©2021 Privacy Policy
Login or register
Esqueceu-se do nome de utilizador?/ Esqueceu-se da senha?